quarta-feira, 7 de abril de 2010

Erros probabilísticos 1 - House

Existe uma série de erros que cometemos relacionados à probabilidade, porque muitas vezes a intuição vai totalmente contra aquilo que é correto afirmar ou supor. Vou tentar tratar de alguns desses erros aqui no blog.

Eu vejo House. Rio demais com o que ele fala, e a quantidade de diálogos inteligentes que o House trava com os outros personagens da série faz qualquer um se impressionar com a criatividade dos roteiristas. No entanto, em mais de uma vez eu percebi que os escritores cometeram erros probabilísticos - usaram a probabilidade de forma errada e chegaram à conclusão errada. Acho que um dos equívocos mais graves aconteceu no episódio 3x06 "Que será será".


Um paciente obeso mórbido, após dois dias em coma, acorda dizendo se sentir bem e que quer voltar para casa. O Foreman, um dos médicos da equipe do House, afirma que dois dias de coma podem significar problemas sérios de saúde e mais exames são necessários antes de uma alta. O cara rebate com estatística, alegando que

"Nos EUA, morrem mais de 300 mil pessoas a cada ano em razão de erros médicos ou infecções hospitalares."

O Foreman contra-argumenta com outros dados:

"Mais de 400 mil pessoas morrem por problemas de doenças relacionadas à obesidade".

O sujeito, teimoso, termina dizendo que esses números estão superestimados, bem acima da realidade.

Ora, suponha que de fato o paciente está com os dados mais precisos - que mais pessoas morrem por erros médicos ou infeccções hospitalares do que por doenças relacionadas à obesidade. Para ilustrar, considere que apenas 200 mil pessoas morram no segundo caso. Isso, para aquele paciente, indica que é mais seguro ficar em casa do que no hospital?

No próximo post eu venho com a resposta.

Um comentário:

Unknown disse...

Pdro, muito legal o blog. Tentando responder a pergunta, acho que o fato dele estar no hospital ou não, não exclui as chances dele de morrer devido a problemas relacionados quanto a obesidade. Agora, em relação a erros médicos e infecçoes hospitaleres comparado as chances de morrer em casa por falta de cuidados médicos eu já não sei.

(primeiro post!)